domingo, 14 de agosto de 2011

SINDICÂNCIA


                                            
          Uma das funções mais importantes que um Mestre Maçom executa é sem dúvida a sindicância. Todavia, não é vista como relevante. Não é tida com a devida importância; vai daí o risco do ingresso de indivíduos que não reúnam a mínima condição para freqüentar nossas casas e nossos Templos “Não nos é dada a faculdade de escolhermos nossos irmãos de sangue”, entretanto podemos – e devemos – escolher nossos Irmãos de Ordem.

É evidente que tudo parte da indicação. A grande responsabilidade mesmo está na indicação. O critério que se deve – ou deveria – usar para a avaliação de um futuro Irmão é o que há de mais importante nesse processo. Jamais deverá haver negligência ou uma ótica destorcida por parte do proponente. Em nenhuma hipótese o proponente deve visar à obtenção de qualquer proveito, vantagem ou benefício, tampouco o mero aumento do quantitativo da Ordem.

Essa escolha deve recair sobre homens no mínimo distintos pelo bom comportamento e com nível de escolaridade que permita o entendimento da filosofia maçônica, de bons costumes, em condição financeira que possa suportar a custa ocorrente na Instituição.

Mesmo assim, é necessário que seja feito uma ratificação, um aval por parte de mais três Irmãos: os sindicantes.

Todos esses procedimentos indicam a preocupação da Ordem em admitir novos membros e, ao sindicante é imputada a responsabilidade da conclusão do processo.

Ao sindicante cabe as investigações finais. A ele é dada a responsabilidade do 1º contato direto com o candidato, essa oportunidade é propositalmente propiciada ao Sindicante para que respalde com a mais acurada busca do perfil do candidato.

Esse contato deve ser pautado na mais completa isenção, pois ao Sindicante é reservada toda condição para tal: a missão lhe é passada sob o mais absoluto sigilo pelo Venerável.

Essa condição, por si só, assegura ao Ir\ Sindicante total liberdade para suas ações e deve nortear todo o processo das sindicâncias, que em seu decorrer deve reunir as informações colhidas por cada Sindicante, que jamais deverão ser compartilhadas ou mesmo comparadas com as dos outros sindicantes.

          A clareza e a objetividade são fundamentais no relato. O Sindicante deve ater-se à sua obrigação: fazendo as devidas sondagens e nunca compor laudas repletas de elogios.

A rigor, a função do sindicante é de sondagens junto ao proposto. Se inteirar do conhecimento que o candidato tem acerca da Ordem; passar-lhe as informações pertinentes e limitadas ao conhecimento indispensável a um candidato, nunca se esquecendo que candidato não é neófito.

         Não há a premente necessidade de instruções acerca de como devem ser conduzidas as sindicâncias e sim uma preleção às vésperas, com o objetivo de relembrar a real razão de sua realização. Faz-se necessário uma melhor observância nos ditames pertinentes para um melhor entendimento e uma ação próxima do objetivo.

                                                      M\I\ Roberto SANTIAGO
ARLS Obreiros da Pátria nº 2900
GOB/MS
JUNHO/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado