segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Maçom John Wayne - Série Maçons Ilustres


     Segundo o site da California maçom On-Line, John Wayne (1907-1977), cujo verdadeiro nome era Marion Robert Morrison, quando jovem  foi um membro da ordem paramaçônica DeMolay . Ele foi iniciado na Loja Maçônica Marion McDaniel Lodge em Tucson no Arizona em  09 de julho de 1970, nesta mesma Loja foi elevado a companheiro e exaltado a Mestre.


      Posteriormente, filiou-se a uma Loja em Hollywood. Ele também pertencia à Shriners (Al Malaikah Santuário), em Los Angeles. O Shriners International é uma fraternidade baseada na diversão, no companheirismo e nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade.  A ele foi conferido o grau honorário 33 do Rito Escocês em Los Angeles.

John Wayne também não foi o único "cowboy" maçom. Encontramos na internet como sendo maçom os seguintes :  Gene Autry, Tom Mix, Audie Murphy, Roy Rogers e também as figuras de Daniel Boone e James Bowie, o batedor olheiro Kit Carson, também o herói das pradarias Buffalo Bill (William Cody).

 Tucson, AZ, July 1970

DOENÇA E MORTE

Fumante inveterado desde a juventude, Wayne foi diagnosticado em 1964 com cancer de pulmão, passando por uma cirurgia para remoção de todo o pulmão esquerdo e quatro costelas. 


Apesar dos esforços de seus agentes em evitar que ele tornasse a doença pública, o ator anunciou à imprensa que estava com câncer e fez um apelo para que a população fizesse mais exames preventivos. 


Cinco anos depois determinou-se que ele estava livre da doença, e apesar da diminuição da capacidade pulmonar, pouco depois Wayne voltou a mascar tabaco e a fumar.

Por Weber Varrasquim
Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado