terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Maçom Luiz Gonzaga - Série Maçons Ilustres

O rei do Baião

História

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1919. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste.

Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia.

Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nordestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...

Foi escolhido o Pernambucano do Século XX.


Maçonaria

  

Em 03 de abril de 1971, o irmão Luiz Gonzaga é iniciado na Maçonaria, na A\R\L\S\ "Paranapuan" Nº 1477, do Grande Oriente do Brasil,  da Ilha do Governador, do Rito Moderno" ou "Francês". Elevado ao Grau de Companheiro Maçom, em 14 de dezembro de 1971 e Exaltado ao Grau de Mestre Maçom, em 05 de dezembro de 1973. Tendo como seu "padrinho" o irmão Florentino Guimarães, membro do quadro da Loja "Paranapuan".

Na Maçonaria dos Altos Graus ou Filosóficos, foi iniciado no Grau
4, em 10 de agosto de 1984. No Sublime  Capitulo "Paranapuan", jurisdicionado ao Supremo Conselho do Brasil para o R\E\A\A\.

A música "Acácia Amarela" nasceu em 1981. O irmão Luiz Gonzaga, achando oportuna uma homenagem musical à Maçonaria, elaborou a letra e o tema musical. O irmão Orlando Silveira deu algumas sugestões e harmonizou a melodia. Concluído o trabalho, a gravação foi feita em 1981, e incluída no elenco do CD "Eterno Cantador", da etiqueta "BMG-RCA", com arranjo de "Orlando Silveira e execução vocal de Luiz Gonzaga".

Embora não pudesse ter assiduidade em sua loja mater em razão de suas conhecidas viagens pelo pais, não perdia a oportunidade de frequentar as Lojas Maçônicas dos Orientes onde passava. Nessas Lojas conheceu muitos Irmãos que são testemunhas de sua dedicação e compromisso com a Sublime Ordem.

Ao retornar a Exu, encontra com Irmãos que precisavam se deslocar até o Oriente de Ouricuri-PE para participar dos trabalhos maçônicos. Inconformado com tal situação, une os Irmãos com o objetivo de fundar uma Loja em Exu.

Pouco tempo depois, em 1988, são erguidas as colunas do templo maçônico da Aug.'. e Resp.'. Loja Simbólica Força da Verdade nº 59, com obediência à Soberana Grande Loja Maçônica de Pernambuco, cujos trabalhos eram realizados na Sede da Fundação Vovô Januário, espaço cedido pelo saudoso Irmão.



Após seu chamamento para o Oriente Eterno, no dia 02 de agosto de 1989, os membros daquela oficina resolveram, como forma de agradecimento pelo seu valoroso empenho em trazer a maçonaria para nossa cidade, rebatizar a Oficina que passou a ser chamada de Loja Maçônica Irmão Luiz Gonzaga nº 59. Uma minúscula homenagem àquele que tanto fez pela Ordem.

O Grande Arquiteto do Universo nos seus desígnios, requisitou o irmão Luiz Gonzaga para uma outra missão.

Sofrendo de Neoplasia Maligna (Câncer de Próstata Metastático?), passou 41 dias internado no "Hospital Santa Joana", na cidade de Recife. Agravados seus males físicos, viajou para o Oriente Eterno na madrugada de 01 de agosto de 1989, com 76 anos de idade, em conseqüência de parada cardíaca por pneumonia.

Sob comovente manifestação popular, seu corpo foi velado na cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, e transportado inicialmente para a cidade de Juazeiro do Norte, no vizinho Estado do Ceará, onde recebeu as bênçãos do Padre Cícero de quem era muito devoto, e daí para sua cidade natal, em Exu, interior de Pernambuco, onde foi sepultado.

Retirado do site do Irmão Arimateia Macedo
Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado