segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conduta esperada


          “ Se somos Maçons, ou seja, se temos uma tríade como lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e somos vistos por todos como exemplos de Honestidade, Moral, Respeito, Integridade, espera-se de nós atitudes compatíveis com esta condição.

          Em função disto já que sou Maçom, falo da nossa Ordem e sobre o que é esperado de seus Membros.

        Muitos falam apenas na conduta esperada no Maçom antes e durante as sessões, mas quase nada se fala do depois da sessão e normalmente o que é falado é sobre o imediatamente após a sessão ou no máximo 24 horas após o término da sessão.

           Não podemos e nem devemos ser Maçons durante as 2 ou 3 horas que giram em torno de uma sessão, mas sim 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mas isso é no sentido da conduta no nosso dia-a-dia. O quanto nos preocupa a caridade, o amor, a fraternidade e o respeito pelo próximo, o quanto disto tudo faz parte de nossos corações e mentes, verdadeiramente.

          Não adianta de absolutamente nada ternos, balandraus, aventais, faixas, abraços calorosos, incensos, preceitos preparatórios para as sessões, se quando a mesma termina, tiramos nossos aventais e esquecemos todas as palavras, ensinamentos, instruções e orientações recebidas durante a sessão, saímos do Templo achando que nossa missão e papel terminaram ali e conseqüentemente não aplicamos no nosso aprendizado.

          A Maçonaria é extremamente prática e nós temos obrigação de executarmos essa praticidade. Como? Tendo uma conduta compatível com a nossa condição de Maçom dentro e fora do Templo!

          As defesas de um Templo não serão abaladas pela conduta inconseqüente de alguns Maçons, mas as defesas de Lojas e seus Obreiros e da Ordem Maçônica sim. Daí advém problemas que alguns Maçons passam, e ainda tem a coragem de afirmar que sempre se comportou como um verdadeiro Maçom, que sempre seguiu os preceitos da Ordem, que é Maçom durante as 24 horas do dia, etc, etc... Ou ainda, o que considero pior: dizem que não merecem isso ou aquilo e que os Irmãos tem a obrigação de resolver!!

          Desculpas! Meras e tolas desculpas, que servem apenas para ajudar a mascarar a verdade. E qual é a verdade que estou me referindo? A verdade que alguns Maçons e dirigentes de Lojas acreditam que saber a ritualística decor, estar em altos graus e sempre presente nas sessões de sua Loja substituem conduta moral correta, honestidade de propósitos, caridade e humildade!

         
          Não! Em absoluto não! Não há paramentos, presença, conhecimento ritualístico, que substitua um coração nobre, caridoso, honesto e sincero! Para que os preceitos da nossa Arte Real surtam efeito é fundamental a coerência entre o que está sendo feito e quem está fazendo ou recebendo.

          Urge que nos tornemos Homens e Maçons melhores.

           Preocupe-se menos com o que vestir, com as medalhas e como caminhar no templo e mais com conduta moral. Aprenda primeiro a “oferecer-se”, pois como é sabido de todo aquele que é realmente INICIADO em nossos Augustos Mistérios, somos o melhor presente que podemos dar aos nossos Irmãos e amigos, mas eu digo, que precisamos ser dignos de sermos presenteados.

          Lembre-se: somos os únicos responsáveis pelas atitudes que atraímos e mantemos.

           Cabe a cada um de nós respeitar a Maçonaria através de atos nobres, corretos e coerentes com Ela dentro e fora dos Templos, pois não agindo assim, tornamo-nos os piores detratores de nossa própria Ordem, e para cada um de nós existe uma conduta esperada coerente com o fato de sermos Maçons, e a intolerância e a vaidade não fazem parte dela."

Weber Varrasquim.


Novembro de 2.003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado