segunda-feira, 18 de julho de 2011

ANIVERSÁRIO DA LOJA.



                                                                                 A palavra aniversário é uma palavra latina que significa “aquilo que volta todos os anos” e os romanos tinham um verdadeiro respeito a esta celebração, usavam a expressão “dies sollemnis natalis” e os gregos adoradores da Deusa Ártemis lhe ofertavam bolos em forma de lua (aí está a explicação porque os bolos de aniversário serem redondos).

                                                                                 As velas foram incorporadas por outros povos que desejavam que a luz da chama espanta-se os maus espíritos e ilumina-se o aniversariante até a próxima comemoração, em algumas culturas acreditavam que a fumaça levaria para os céus os desejos do “dono do bolo”. Entendeu agora o simbolismo de fazer um pedido e assoprar as velinhas?

                                                                                  Alguns Irmãos acreditam que seja futilidade dedicar o tempo e fundos maçônicos para uma atividade teoricamente pagã. Depende do propósito! Não podemos confundir comemoração com celebração. Uma Loja Maçônica não comemora anos de fundação, ela celebra anos de trabalho. Comemorações lembram “festins”; vamos comer, beber e amanhã será outro dia sem termos acrescentado nada! Celebrar é compartilhar vitórias, é estar feliz pelo que já foi feito e alegre pelos projetos que se iniciam. A frase: “Levantamos Templos à Virtude e cavamos masmorras ao Vício!”, combina mais com comemorações ou celebrações?

                                                                                 As Oficinas devem com toda certeza celebrar seus cumpleaños, é o momento de resgatar a Missão da Loja e os propósitos dos Irmãos fundadores. É nesta oportunidade que agradecemos e reconhecemos (através de comendas e diplomas) os valores dos Obreiros e amigos da Sublime Ordem.

                                                                                 Também é uma oportunidade de interagir com a sociedade e colocar o corpo e o espírito nos degraus da Escada de Jacó que é a comunidade ao qual a Loja está inserida! A cada ciclo anual a Loja deve fazer um balanço, ver o que foi feito até ontem e hoje projetar o amanhã.

                                                                                 Um exemplo fantástico foi a celebração dos 20 anos de fundação da Loja Rio das VElhas, veja o que eles fizeram:

16:00 horas – Lançamento da Pedra Fundamental do novo Templo, que contará com Salão de Festas, espaço para Projetos Sociais e Restaurante Panorâmico. Ocasião em que toda a comunidade maçônica e não maçônica fizeram doações e assinaram o Livro de Ouro que foi depositado na Pedra Fundamental. A Sessão foi presidida pelo Grão Mestre e contou com a presença de várias autoridades maçônicas e profanas.

17:00 horas – Apresentação do pré-projeto da Construção do Templo Nobre da Maçonaria de Sabará.

17:30 horas – Lançamento do Tijolo Maçônico para a construção da obra.

19:00 horas – Missa solene celebrada pelo Monsenhor Padre José Cláudio, logo após, benção especial para a Família Maçônica. As leituras foram feitas pelo Grão Mestre Irmão Janir, pelo Eminente Grande Segundo Vigilante Irmão Tataco e pelo Delegado do Grão Mestre Irmão Milton de Assis.

24:00 horas – Sessão Solene comemorativa ao 20º aniversário da Loja no Teatro Municipal de Sabará. O horário foi este mesmo, afinal a Loja foi fundada neste mesmo local e horário, ocasionando um caso raro na história da Maçonaria. Em seguida, houve uma Caminhada Maçônica pelas bucólicas ruas da cidade de Sabará (que está comemorando 300 anos), até a Pousada Sepúlveda, onde prosseguiu as festividades comemorativas.

A vocês que demonstrarão coragem para fazerem história, eu trago a reflexão que o Irmão Araken Namorato disponibilizou na Loja Maçônica Presidente Roosevelt.

"Antes do compromisso há a hesitação, a oportunidade de recuar, uma ineficácia permanente.
 Em todo ato de iniciativa (e de criação), há uma verdade elementar cujo desconhecimento destrói muitas idéias e planos esplendidos. No momento em que nos comprometemos, de fato, a Providência também age.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar, coisas que de outro modo nunca ocorreriam.
Toda uma cadeia de eventos emana da decisão, fazendo vir em nosso favor todo tipo de encontros, de incidentes e de apoio material imprevistos, que ninguém poderia sonhar que surgiriam em seu caminho.
Começa tudo o que possas fazer ou que sonhas poder fazer.
A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia".

Irmão Goethe
*****************************************

Grato pela atenção.
TFA
– QUIRINO –
ARLS Presidente Roosevelt – GLMMG
Julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado