terça-feira, 26 de julho de 2011

CIRCULAÇÃO EM LOJA do REAA


Definitivamente este artigo não dará a palavra definitiva sobre o tema. Simplesmente porque foram tantas influências que o Rito Escocês Antigo e Aceito recebeu que há Irmãos que acreditam que o ACEITO é por ele “aceitar” qualquer modificação.

Já ocorreu de estar acompanhando um Irmão estrangeiro e durante os trabalhos da Loja que visitávamos, ele me disse: - Este Rito Brasileiro é interessante! E respondi para ele que estávamos presenciando uma sessão do REAA. Olhou-me sério é sentenciou: - Definitivamente este não é o REAA, só se for Rito Escocês do Brasil!

 Então vamos aos nossos trabalhos. Primeiramente é compreender que nem todos os Ritos Maçônicos trazem instruções sobre como se deslocar em Loja. Não havendo a determinação escrita, os Obreiros andam da esquerda para a direita, da direita para a esquerda e até em diagonal. Á esta forma de caminhada podemos chamar de perambulação, que nada mais é do quer andar sem caminho pré-estabelecido, vaguear.

 Agora prestem a atenção se no seu ritual está a palavra CIRCULAÇÃO. Observe que poderiam usar “Caminhada em Loja” ou “Deslocamento em Loja”, porém mais do que usar uma palavra os ritualistas sutilmente deixaram uma instrução. Circulação é um movimento ordenado e contínuo de um corpo que se move em círculo.

Uma Loja é uma pseudo materialização do universo, é o famoso micro e macrocosmo. Nas paredes dos Templos temos as Colunas Zodiacais e um ano é o tempo que o sol gasta para “circular” por todos os signos zodiacais. O interessante é que todo ano se inicia sob o signo zodiacal de Capricórnio (22/12 - 20/1), mas a nossa primeira Coluna Zodiacal é Áires. Seguindo a mesma seqüência da astronomia (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem) encontraremos estas colunas do extremo Ocidente indo para o Oriente do lado norte. A segunda seqüência (Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) incia-se junto ao Oriente e segue até o extremo ocidente do lado sul.

Portanto fazer uma volta ou circular no Templo é passar em frente a estas colunas é como aparentemente faz o astro rei, sempre no sentido destrocentrico. Ao passarmos da Coluna do Norte para a Coluna do Sul e cruzarmos a linha imaginaria que separa estas duas Colunas, devemos parar, olhar para o Delta Luminoso e fazer o sinal que alude o juramento. O cumprimento é feito ao Delta/IOD, nunca ao Venerável Mestre. É importante esclarecer que no Oriente não caminhamos, também circulamos.

Por mais apertado que possa ser, devemos ter a consciência do “circular energias”. No sentido Orador para Secretário, devemos andar o mais próximo possível ao Altar do Venerável, no sentido Secretário para Orador, o mais próximo possível da balaustrada. Certamente alguém vai perguntar: - Devemos mudar o sentido da circulação de forma angular? Somente se em seu ritual for explicito que os Irmãos devem caminhar em esquadria. Dessa forma não estamos traçando círculos ao redor do “ponto que fica entre duas linhas”, estamos traçando retângulos.

A origem desta “paradinha” e mudança de 90 graus na marcha é uma herança dos primórdios da Maçonaria, quando o Painel do Grau era um grande tapete que fica estendido no chão e para evitar que o iniciado (de olhos vendados) pisasse nele, um Irmão mais atento ou experto, virava seu tronco toda vez que ele alcançava a quina do tapete. E assim ele ia fazendo as viagens, sempre em paralelo ao Painel e esquadrejando as pontas. 

Ir.'. Sergio Quirino
24 de julho de 2011

2 comentários:

  1. Tem certeza que todo ano se inicia sob o signo zodiacal de Capricórnio (22/12 - 20/1),

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baltazar, pergunte ao Ir.·. Sergio Quirino, ele e o autor do texto.

      Excluir

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado