quinta-feira, 23 de junho de 2011

O GALO NA CÂMARA DAS REFLEXÕES


**************

         Dentre os símbolos na Câmara das Reflexões, há este que nos indaga a pensar por ocasião de nossa iniciação: O que um galo estaria fazendo ali entre os  emblemas fúnebres?

         Achei a explicação lendo os Comentários ao Ritual do Aprendiz de Nicola Aslan e percebi que na realidade era um dos símbolos mais bonito da Maçonaria e pouco divulgado.

 Aqui vai a explicação:

         No simbolismo dos três princípios herméticos, o Galo representa Mercúrio, princípio da Inteligência e da sabedoria. Esta ave é, também, símbolo da pureza.

         O Galo é o gerador da esperança, o anunciador da Ressurreição, pois o seu canto marca à hora sagrada do  alvorecer, ou seja, o triunfo da Luz sobre as Trevas.

         A sua presença na Câmara das Reflexões simboliza o  alvorecer de uma nova existência, visto que o  recipiendário vai morrer para a vida profana e renascer  para a vida maçônica, sendo ele o signo exotérico da  Luz que o recipiendário vai receber.

Também simboliza  a Vigilância que o iniciado deve manter relativamente  ao papel que desempenha na sociedade.

         Em seu último simbolismo, o galo alude ao despertar  das forças adormecidas que a iniciação pretende  realizar, simbolizando também esotericamente, a "Força  Moral", indestrutível, guiando os passos do Maçom  dentro e fora do Templo. A difícil tarefa de desbastar a pedra bruta que só se pode alcançar com algum êxito,  quando realizada com a mais firme perseverança e  vigilância constante.

06/2011

Um comentário:

  1. O que é esse "simbolismo dos três princípios herméticos"? Os princípios herméticos não são 7 ?

    ResponderExcluir

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado