sábado, 18 de junho de 2011

A Missão Maior dos Maçons


Num mundo de desavenças e de insatisfações, num mundo de homens tristes e sós, num mundo de inverno constante no corpo e na alma, encontramos na Maçonaria um facho de luz iluminando o caminho do futuro, como o fez no passado.

Encontramos um punhado de homens plenos de Ideal. Um punhado de homens cheios de esperanças a concretizar coisas e sentimentos.

Encontramos homens que beijaram as sombras e não macularam os lábios.

Encontramos homens que tiveram, nos olhos, luz intensa e ofuscante e não se feriram.

Por tudo isto e mesmo por nada disto, cumpre-nos uma missão árdua, mas compensatória, cumpre-nos buscar a formação integral do homem, cumpre-nos combater um bom combate e guardar a Fé.

         É preciso realizar o máximo do chão batido e vicioso. É preciso que cada um saia de sua própria casa para, silenciosamente, apanhar o fardo do outro e ajudar a carregá-lo.

Não se aguarda que a vida ofereça as oportunidades sagradas de servir. Busca-se espontaneamente, esta oportunidade, com o arrojo próprio de quem confia na grandeza de sua missão.

Se cada um de nós, isoladamente, aplicar seus esforços, muito provavelmente não atingiremos as metas.

Sem esforços dirigidos, sem trabalho ordenado, sem previsão dos meios, sem unidade, tudo aconteceria, nada se realizaria. Ao encetarmos aventura, planejamo-la e o fazemos nos mínimos detalhes.

Maçonaria não é aventura, é realização efetiva, é concentração de gerações, é despojamento, é identificação, é preparação prévia, preparação durante, preparação sempre.

É vivência do dia-a-dia, de momento a momento, é cair, é um levantar-se constante, é somar, pacienciosamente, seu trabalho ao trabalho do outro. Maçonaria é CRESCER.

É colocar-se diante da verdade, diante do Belo, é colocar-se diante do bem, e o que é mais importante, ASSIMILÁ-LOS.

Maçonaria deve ser caminho, deve ser encarnação e o MAÇOM deve sentir o sopro do infinito a uní-lo a seus Irmãos, unindo-os por laços mais fortes que os laços do próprio sangue.

Os maçons nasceram para iluminar, e ser luz é ser mais que um fator: É abrir picadas sobre caminhos sem sede.

A luz é uma denúncia, na obscuridade é impossível construir.

Se perguntarem: Quanto Sois Vós?
Respondereis: Somos Um Só.
***************
Autor
Weber Varrasquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado