quinta-feira, 30 de junho de 2011

A CORDA DE 81 NÓS


A corda de oitenta e um nós é um dos ornamentos de um Templo do Rito  Escocês Antigo e Aceito e é encontrada no alto das paredes, junto ao teto e acima das colunas zodiacais.

O nó central dessa corda deve estar sobre a cadeira do Venerável Mestre, acima do dossel, se for baixo, ou abaixo dele e acima do Delta, se o dossel for alto. Tendo de cada lado quarenta nós, que se estendem pelo Norte e pelo Sul, e cujos extremos terminam em ambos os lados da porta ocidental de entrada em duas borlas, representando a JUSTIÇA e a PRUDÊNCIA.

A corda poderá ser natural, esculpida nas paredes ou aplicada com gesso, mas os nós deverão ser eqüidistantes e sempre em número de oitenta e um. E deverá ter 81 nós por três razões:

1-     O número 81 é o quadrado de 9, que por sua vez é o quadrado de 3, número perfeito e de alto valor místico para as antigas civilizações.

Três foram os filhos de Noé, três os varões que apareceram a Abraão, três os dias de jejum dos judeus desterrados, três as negações de Pedro, três as virtudes teologais; além disso, as tríades divinas sempre existiram na maioria das religiões: Shamash, Sin e Ichtar, dos sumérios; Osíris, Isis e Hórus, dos egípcios; Brahma, Vishnu e Siva dos hindus; yang, ying e Tao do taoísmo; além da trindade católica romana;

2-  O número 40 - quarenta nós de cada lado, extraindo-se o nó central, é o número simbólico da Penitência e da expectativa; quarenta foram os dias em que durou o dilúvio, quarenta dias passou Moisés no Sinai, quarenta dias durou o jejum de Jesus, quarenta dias esteve Jesus na Terra após a ressurreição;

3. O nó central representa o número um, a unidade indivisível, o símbolo do Grande Arquiteto do Universo; o princípio e fundamento do Universo; o número um tomado desta maneira é um número sagrado.

Embora alguns autores afirmem que a abertura da corda, em torno da porta de entrada do templo, com a formação de borlas, simbolize o fato de a Maçonaria estar sempre aberta para acolher novos membros; novos profanos que desejam receber a Luz Maçônica, na realidade essa abertura significa a Ordem Maçônica por ser dinâmica e progressista.

Significa adicionalmente estar a mesma sempre aberta às novas idéias que possam contribuir para a evolução do homem, para o progresso racional da Humanidade, uma vez que, não pode ser Maçom aquele que rejeita novas idéias em virtude de um conservadorismo rançoso, muitas vezes dogmático e, por isso mesmo altamente nocivo.


Autor: (Ewald Boller) M.'. M.'., auditor financeiro brasileiro. Nasceu em 11 de setembro de 1925, Corupá, Santa Catarina.
Foi para o Oriente Eterno em 6 de abril de 2002, Curitiba, Paraná, com 76 anos de idade. Obreiro da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. Apóstolo da Caridade, número 21, jurisdicionada a M.'. Resp.'. Gr.'. Loj.'. do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado