sábado, 22 de outubro de 2011

UMA REFLEXÃO


Os dias doze e treze de dezembro de 2010 permanecerão indelevelmente marcados no viver maçônico de todos os irmãos que pertencem aos quadros de obreiros da Glusa – Grande Loja Unida Sul Americana.

O 3º Congresso Glusa/Sucres 2010 foi um notável acontecimento.



      O irmão Weber Varrasquim Grau 33, Sereníssimo Grão Mestre de nossa amada Potencia, palestrou, orientou, dialogou, deu exemplos, demonstrou sua competência, sua maneira franca e sincera, sua sabedoria, que naturalmente o torna, nosso líder, nosso comandante.


        Viajamos em torno de mil quilômetros, com nossos amados irmãos, representando a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Renovação e Sabedoria Nº42  desde o Oriente de Chapecó-SC, até a sede Magistral da Glusa ao Oriente de Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul.

O nosso desejo pelo aprendizado maçônico, pelo convívio fraterno com todos os irmãos presentes, também, pelos progressos e pelas novas responsabilidades que seríamos investidos, os quais representam a subida nos degraus da Escada de Jacó, nos serviram de incentivo para que vencêssemos a distância e o cansaço de uma longa viagem, para desta forma, contentes e satisfeitos, participarmos de tão Magno Evento.

O Templo


        Reservado, Soberano, Augusto. Fechado para as agruras, para as vaidades e as ilusões do mundo profano.

Reservado para a busca sincera da força que sustenta o ideal, da beleza que ornamenta a virtude, do aprendizado constante e permanente, capaz de iluminar os passos dos que caminham obedientes, disciplinados e ordenados pelo malho, pelo cinzel, pela régua, no traçado justo e perfeito no viver terreno, condutor seguro para a visão espiritual do infinito círculo da Sabedoria.

É Soberano, pela sua rica, preciosa, esotérica e reveladora Simbologia.

Augusto pela presença do Grande Arquiteto do Universo, com Seu Olho Onividente, que tudo vê, e que une fraternalmente os irmãos presentes, visíveis pelo corpo carnal; invisíveis pela mente e pelo espírito imortal.


O interior do Templo, o silencio, o fraterno amor e a paz; a Egrégora que transcende o tempo milenar me conduziu aos passos de uma profunda reflexão.

Aí vejo que a Humildade há de ser para mim e para todos os meus irmãos maçons, espalhados por todos os Continentes da Terra, o lume, a luz, a medida niveladora no horizonte de todas as nossas atividades no mundo profano, e, no vértice do nosso comportamento espiritual, para que se torne realidade o lema universal: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Assim sendo, constato que o “SER” maçom, não pode ser confundido com o “estar” maçom, pois o trabalho de lapidação da pedra bruta é um ato individual; as arestas, as imperfeições, precisam ser encontradas por cada um de nós, em nós mesmos, não nos outros.

Quem não se analisa, de forma sincera e consciente, acaba por detectar defeitos nos seus irmãos, e aí, inexoravelmente, surgem conversas, críticas, julgamentos sumários e profanos, condenações, conspirações, intolerância, venenos que corroem as estruturas, os Pilares do Templo, traduzidos pelo conviver saudável, sincero e acima de tudo fraterno entre todos os irmãos.

Assentado no lugar que me competia em Loja, naqueles momentos de reflexão, de paz e de fraterno amor, fiz “mea máxima culpa”,  e pedi ao Grande Criador de Todos os Mundos que me permitisse avançar com o passo firme, com determinação, com compreensão e entendimento de que a cada aumento de salário que tenhamos, aumentam as nossas responsabilidades no fiel cumprimento hierárquico de todas as nossas obrigações e diminuem assim, as nossas próprias vontades,  ainda tão imperfeitas, para desta forma, ajudar na construção do Templo da Virtude, da Verdade, morada do Eterno Criador, dedicada ao culto e o aprendizado dos Sagrados Mistérios.

Contemplando o Oriente, foquei meu olhar no Irmão Weber Varrasquim, expressão maior de nossa amada Potencia.

Espiritualmente comecei a fazer uma comparação, uma analogia do trabalho do apóstolo Paulo, com o trabalho do nosso irmão Weber.

Após a crucificação do Excelso Mestre Jesus o Cristo, Paulo que era um fariseu, um cidadão romano, dono de muitos privilégios e honrarias, vendado pelo orgulho que o distinguia dos demais, viajando a caminho de Damasco para perseguir os primeiros Cristãos, ficou cego, ofuscado, por uma estranha Luz, quando ouviu então abruptamente:

- Saulo, Saulo, porque me persegues?
Prostrado ao chão, perguntou:
- Que queres de mim, Senhor?

À partir deste momento, Paulo, iniciado, convertido à Lei do Fraterno Amor, abandonou o luxo, a riqueza, as velhas convicções, e determinado trabalhou incessantemente até a morte, visitando todos os povos conhecidos naquela época, com humildade, com imensos sacrifícios, porém, com total dedicação ao ensino e a prática da Boa Nova; assim formou verdadeiros Templos de adoração a Deus, muito embora sem aparências exteriores, porém ricos em fidelidade, em obediência aos ensinos de Jesus o Cristo.

Enquanto a maioria dos seres humanos é chamada, despertada espiritualmente pela dor, pela perda de valores materiais e afetivos, nós maçons somos convidados a ingressar no Templo livremente, de forma iniciática simbólica, para que possamos aprender as virtudes, o grande segredo, de forma fraterna e amorosa.

Somos então seres privilegiados!

Vejo aí a significativa diferença entre o apóstolo Paulo que foi chamado de forma coercitiva e inesperada, e o irmão Weber que optou livremente um dia, ser maçom. Deixou-se iluminar pelo Mestre Castellani.

Também que vivemos épocas diferentes. O trabalho de ambos se assemelha pelo desprendimento, pela dedicação, pela sabedoria adquirida, capaz de orientar e liderar os demais irmãos.

Fundar uma potência maçônica é um fato notável


       Sou conhecedor dos imensos desafios enfrentados pelo irmão Weber, desde a época em que fui iniciado, – dificuldades financeiras, distâncias gigantescas a ser percorrida, a má fé dos que duvidavam do sucesso de tão importante empreitada.

Irmãos que depois de atingirem determinados graus, levados ou pela pressa, ou pelo orgulho ferido, ou pela vaidade, ou pelo desejo do poder, deixando-se enganar por “convites” de outras lojas e  potências; outros, que imaginavam a maçonaria como um meio de enriquecimento material rápido, muitos, que desejavam apenas a aparência da falsa virtude e a demonstração orgulhosa, vaidosa, do conhecimento maçônico superior aos demais irmãos.

Estes já não mais fazem parte da nossa amada Glusa!

O apóstolo Paulo presencialmente, orientava, ensinava, também escrevendo suas epistolas, cartas, sempre muito claras a respeito da conduta terrena e espiritual dos antigos cristãos.

O irmão Weber conhecedor profundo de nossa ritualística, de nossa Sublime Ordem é incansável para ensinar, para orientar, para ouvir os irmãos, para definir prioridades, para tomar decisões, algumas surpreendentes para alguns, porém sempre buscando com suas atitudes, a manutenção dos princípios maçônicos contidos em nossos rituais, em nossas antigas leis e constituições que precisam ser interpretados esotericamente, sem invenções, ou modismos, que deturpam a verdadeira ciência maçônica.

A Glusa é uma Potência Maçônica, possui Tratado de Amizade e Mutuo Reconhecimento com o SUCRES - Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito-Sul Americano. Possui Templos erigidos não só em nosso País, mas em diversos Países Sul Americanos.


      Obrigado Sereníssimo Grão Mestre Weber Varrasquim, somos obreiros, teus irmãos. Tua dedicada atuação nos propicia notáveis avanços.

Que o Grande Arquiteto do Universo nos prodigalize as suas Bênçãos, e te mantenha com os passos sempre firmes, na condução maior dos nossos trabalhos.

O nosso encontro através do 3º Congresso Glusa/Sucres terminou, porém, todos sabemos: Outros Congressos virão, novos irmãos estarão conosco.

Ir∴ Orlei Figueiredo Caldas.
Renovação e Sabedoria nº42
Jurisdicionada a GLUSA.
Oriente de Chapecó – SC

********************************


Um comentário:

  1. Dias 12 e 13 de dezembro de 2010, eu estive lá!!!
    As lembranças e aprendizados permacerão.
    M.'.M.'. Adauto Severino da Silva
    ARLS Cavaleiros da Luz n 15
    Oriente de Presidente Prudente-SP

    ResponderExcluir

Fico-lhe grato por sua participação no meu blog. Continue me ajudando. Obrigado